Skip to main content

Oito Heresias sobre Música Popular

Um sujeito jurássico como eu demora a entender as coisas mas já percebi que na ‘ternet a controvérsia é que atrai cliques e os cliques são a medida objetiva da relevância no mundo da mídia social. Então resolvi oportunistamente criar polêmica com essas oito heresias cínicas:

1.     90% das manifestações públicas sobre gosto musical no Brasil não passam de expressões de preconceito de classe. Caetano Veloso canta Vicente Celestino e é lindo. Vicente Celestino canta Vicente Celestino e é um horror. Caetano Veloso canta Peninha e é lindo. Peninha canta Peninha e é uma barangada. Caetano Veloso canta Peninha outra vez e é lindo outra vez. Peninha continua cantando Peninha e continua sendo um cafona. Por outro ângulo, visual: compare uma foto de uma daquelas duplas sertanejas que exalavam sacarina e dor de corno por todos os poros nos anos 90 [depois da consagração na Globo] e antes da fama.  


2.     Gostaria que aqueles que chicoteiam no pelourinho das mídias sociais as letras do chamado sertanejo universitário usassem a mesma severidade ranzinza com letras muito parecidas de músicas bacaninhas roque nacional [como “Óculos”, “Meu Erro” ou “Será”, por exemplo] ou com as letras de alguns clássicos da Bossa Nova [como “O Pato”, “Barquinho”, “Eu sei que vou te amar”].

3.     As letras da primeira fase dos Beatles, via de regra, são bem piores que as do Roberto Carlos de qualquer fase. Mesmo na segunda fase da carreira os Beatles têm várias canções com letra bem boboca – e não é letra boboca por acidente; é de propósito mesmo, com convicção.

4.     Já os Rolling Stones – que para mim, faz tempo, não são grande coisa – morreram lá pelo final dos anos 70. Essa coisa que anda perambulando o mundo berrando de “Satisfaction” a “Start Me Up” [que bem podia ser letra de um funk] é a prova viva de que os zumbis dão dinheiro desde antes dos filmes de zumbi entrarem na moda. Mil vezes o Elvis gorducho cantando em Las Vegas.   

5.     Quando eu era adolescente fui cheio de reverência mostrar a um amigo a canção “Light My Fire” do The Doors. Ele escutou aquela introdução de orgão de churrascaria e lascou na mesma hora: “olha, Papai Noel está chegando!” Aquilo foi uma lição para o resto da vida. Muita gente se diz ateu como se isso fosse uma grande vantagem e depois vive cultuando esse monte de santos de meia-tigela. Nem meus mais favoritos de todos eu venero – venerar é coisa de gente lesada.

6.     Eu amo Led Zepellin de paixão, mas 75% das letras deles são igualzinho a essas letras de música brasileira que só falam de sacanagem. O resto, nos seus melhores momentos, consiste basicamente naquelas viajações enmaconhadas sem base, que ficam quase nonsense sem querer.  

7.     Eu até gosto do Queen de vez em quando [com moderação eu diria], mas as letras deles em geral ficam entre um Waldick Soriano piorado e o Dominó, aquele sub-Menudo brasileiro. Uma das músicas deles que eu mais gosto tem uma das letras mais ridículas que alguém já ousou escrever: Bohemian Rhapsody.

8.     Esclareço aqui que todas essas minhas analogias heréticas não têm como intenção decretar que Beatles e companhia são todos produtores de porcarias de quinta categoria. O que eu queria demonstrar era que exigir uma letra complexa e interessante de uma música que foi feita [por exemplo] antes de qualquer coisa para dançar é o mesmo que questionar um jogador de futebol como Pelé por ter sido um goleiro medíocre. O assunto é complexo mesmo, e não se resolve com um simples contador de acordes ou de adjetivos.








Comments

Sertanejo universitário é super injustiçado. Aprendo muito com as letras.
Eu tenho um aluno excelente que morou um ano no Paraná e adora. Eu mesmo conheço muito pouco. É uma bobagem julgar letra de música popular como se fosse uma coleção de poemas. A letra não precisa sobreviver sem música para cumprir a sua função ali.
This comment has been removed by the author.
Sertanejo universitário é horrível e não consigo liga-los a Será, Meu Erro e Eu Sei que Vou te Amar, embora as outras duas bossas novas citadas sejam muito melosinhas sim e a ligação se dê sem medo com muitas das canções do Capital Inicial, quase todas do Engenheiros do Havaí, todas do Fresno, da Pity e qualquer bandinha de meia tijela que tenha número no nome. Sertanejo universitário é ruim porque é musicalmente pobre, embora os melhores profissionais sejam contratados para encapar a pobreza com seus talentos legalmente comprados, também porque a impostação dos cantores é extremamente artificial. E eu tenho muitos motivos que não são preconceito de classe e, aliás, ricos, bem nascidos, de minas, elegeram o discurso majoritariamente machista desse estilo como seus hinos. Vicente Celestino é uma coisa, os fazendeirinhos (alguns latifundiários, inclusive) que resolveram virar ídolos é outra. (Tata)
Eu não sou fã de sertanejo universitário, mas acho a onda deles muito parecida com a de bandas como Capital Inicial, pelo pouco que conheço. Eles não são nenhuma aberração, portanto. São tão ruim como Pity. Eu gosto muito de "Será" e cia por motivos sentimentais, mas acho as letras bem cheias de lugares comuns e música é legalzinha. A questão é que um ;lugar comum não é o fim do mundo se a canção tem outras coisas interessantes, entende? As pessoas criticam a letra e tal, mas não é só por aí que a gente tem que pensar na qualidade da música, né?
Eu não tenho nem muita paciência para escutar sertanejo universitário de propósito - acho que quem mora no Brasil absorve essas coisas pq toca em tudo quanto é canto. Vi que tem um punhado de música "vamos beber todas na balada", outro punhado de "dor de corno" e mais um punhado de mulheres meio que imitando o jeito de cantar da Ivete Sangalo e cantando as duas variedades de uma perspectiva que se quer "de mulher".
Na verdade, o tom desse post é todo forçando a barra para ser provocativo só para confirmar o que eu já desconfiava: polêmica é mesmo o que move as redes sociais. Esse post teve mais ou menos 5 vezes mais acessos do que o post normal daqui.
Anonymous said…
Entendo rsrs (Tata)
Renata Lins said…
Gostei da "moral da história".
Mas se falar mal de Bohemian Rhapsody entra no meu Index. =)
Beijo!
Caramba, estou indexado!!!!

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema